hotel para cães

Muitas pessoas alegam que “nunca teriam um cão de uma raça agressiva” ! Será mesmo que o problema é apenas da raça ? Será que o problema não pode ter origem em outros fatores ?

 

O que determina a agressividade de um cão ? Os problemas podem ser gerados na residência de cães ?

A raça é um fator a se considerar na agressividade de um cão, porém não é o fator primordial. O que podemos afirmar é que a raça define o tamanho do estrago que o cão faria se realizasse um ataque a uma pessoa. A forma como este cão, independente da raça, é criado é o fator principal que vai determinar se este cão se torna agressivo ou não.

Tutores que criam seus cães sem limites definidos ou que desde o começo da relação dono – cão já sentem medo de seus cães e criam um ambiente de insegurança, podem gerar fatores de risco e causar acidentes e transformar um cão dócil em cão agressivo. Quantas vezes vemos cães de pequeno porte (Ex: Pinchers) extremamente agressivos e possessivos ? O outro tipo de comportamento principal causador de agressividade em cães é tratá-los com excesso de mimos. Cães com um perfil dominante ao se depararem com donos totalmente permissivos e que respondem a todos os comportamentos com carinhos, também pode estar criando inconscientemente cães agressivos.

Mas como manter um cão de raça dominante em um residência de cachorros equilibrado ?

O principal ponto a ser observado e seguido desde filhote é definir claramente o que pode e o que não pode para o cãozinho. Por exemplo, morder a mão do dono, nem de brincadeira, pois desta forma você já cria no animalzinho um instinto de evitar a qualquer preço morder as pessoas. Sempre que for brincar ou interagir com o animal PARE imediatamente a brincadeira caso ele tente morder a sua mão. Se possível, afaste-o com a mão para que ele entenda que este comportamento não é permitido.

Exercite-o sempre que possível. vale a máxima “Cachorro cansado é cachorro Feliz!”. Passeie bastante com seu cãozinho, evite deixá-lo puxar a guia e sempre determine a hora de parar e a hora de andar. Lembre-se, você tem que estar no controle.

Carinho é muito importante e deve ser dado sempre que VOCÊ chamá-lo para dar carinho. Um erro que a maioria das pessoas cometem é permitir que o cão exija carinho sempre que ele assim o desejar. Se você evitar dar carinho quando ele se aproximar sem ter sido convidado e dar carinho somente quando você estabelecer, o cãozinho começa a entender e fortalecer os laços que você está no controle da relação.

Lembre-se: A RAÇA não determina o temperamento do cão, e sim a forma como ele é criado !

Como fazer quando tenho um cão de raça pequena que é agressivo ? Creche para cães resolve o problema ?

Os cães agressivos muitas vezes somente o são na presença do dono, em muitas creches para cães e hotel para cães vemos isto com frequência. Os cães se tornam agressivos muitas vezes para proteger o dono (que para ele pertence a sua matilha a qual ele é o líder), e tenta afastar toda e qualquer proximidade de um rival ou perigo. Ao se confrontar com outros cães que são mais equilibrados e controlados, o cãozinho percebe que não tem motivos para temer a presença de outros cães, pois não se tornam mais ameaças e sim companheiros de brincadeiras. Depois de um trabalho de socialização SEM o dono, o próximo passo é realizar esta mesma interação com a presença do dono, que deve em paralelo buscar uma postura mais firme perante seu cão, de forma a assumir o controle do animal e não o contrário.

 Veja também: Lar temporário e Creche para cachorros

Os cães são agressivos por causa da raça ?

Post navigation